11 janeiro 2013

Tchau, férias

Hoje é o último dia de férias. Foram só 10 dias, mas, sinceramente, foram tão intensos, tão relaxantes e tão especiais que merecem um comentariozinho. E engraçado que o último post desse blog foi há seis meses, também um balanço das férias :)

O resumo desses 10 dias cabe num verbo: redescobrir. Como as férias coincidiram com o começo de um novo ano, foi perfeito. Eu redescobri a cidade onde eu moro em todos os pontos cardeais: o suposto glamour e badalação do Norte; o Leste ainda com aquele ar selvagem, como se fosse um lado mais jovem da Ilha; o Sul, cheio de memórias, tradições e sabores e o Oeste, que pensando agora me parece ser o lado 'avó' desse lugar abençoado que nasci. Teve muito pé na areia - com bolhas, inclusive, banho de mar, vento, verde. Sozinha e bem acompanhada.

Sim, me reapaixonei de novo por essa cidade fantástica que é Florianópolis. Milagrosamente, não peguei filas nem precisei enfrentar hordas de turistas - em parte graças aos dias de mormaço em vez de sol (valeu, São Pedro!). É, dá pra entender esse povo que vem pra cá e lota a cidade. Cheguei a ter pena, mesmo, do pessoal que veio pra cá e só pegou dias feios - sem saber que há muita beleza num dia cinza quando se está aqui. É só saber onde ir :)

Redescobri amizades, redescobri livros, filmes, cores. Redescobri músicas e ritmos. Redescobri sentimentos - bons e ruins, e redescobri muitos sonhos. Depois de muito tempo sem um sonho concreto (existe isso?), hoje eu sei onde quero estar daqui a dez anos. Fechando um processo que vinha já desde o ano passado, eu tive que me render ao calendário Maia: a sensação que tenho é que o meu mundo acabou mesmo em 2012. E agora eu tenho todas as ferramentas na mão para recomeçar um novo, bonitinho e quase perfeito. Agora.